quarta-feira, 18 de março de 2009

O que eu vou falar do Teatro?

Realmente não sei bem como começar, só sei que hà muito tempo tenho vontade de ter um Blog. Vontade só não adianta, nunca procurei saber como se cria um Blog. Preguiça talvez! Talvez não, com certeza.

Tenho andado muito preguiçoso de uns tempos pra cá. Preguiça de escrever, de ler(se bem que acabei de ler um livro ontem, "O matador", e já comecei a ler outro hoje, "O beijo do otário", sinais de reação, será?), de malhar, de terminar meu video book, de ir na Globo e na Record pedir emprego. Não que eu esteja desempregado, estou em cartaz com duas peças, só estou sem salário. Teatro no Brasil, vocês sabem como é né?! Não?Então passem à saber. Ensaiamos quase todos os dias, no mínimo quatro horas por dia, durante 2, 3 mesês, pagamos nossas passagens e lanches, ou seja pagamos para trabalhar. Afinal de contas somos atores, e se não formos vistos nos palcos, como iremos trabalhar mais? Então vamos pagando para aparecer, para sermos vistos(no Zoo é diferente, as pessoas pagam para ver os bichinhos). Depois que estreamos, temos que ligar para os amigos, produtores de elenco, diretores, etc.. para nos assistirem: " Venham ver meu novo trabalho...claro, convite?... seu nome vai estar na porta, você não paga nada...ainda bem que eu não tenho uma quitanda, senão teria que te dar alfaces todos os dias que te ligasse para ver meu local de trabalho...". Se bem que agora tem a modalidade "convite amigo", na qual nossos amigos pagam meia entrada, ou menos um pouco que a meia entrada, afinal de contas ele é "seu amigo", e foi ver a "sua peça", porque ele não gosta de Teatro, só foi porque é "seu amigo", e pra tomar um chopp depois no Baixo Gávea.

Aliás o Baixo Gávea é um local perfeito para vocês entenderem como funciona TBC ( Teatro Blasê Carioca). Os Globais sentam no Brazeiro ou no Hipódromo(mais no Brazeiro),e fazem cara blasê foda(eu não vejo vocês, eu sei que voces estão me olhando, mas não comentem que é cafona).Os amigos dos Globais sentam nos mesmos lugares, mas fazem a cara blasê alegre e aflito(eu vejo vocês, por favor reparem que eu estou na mesa com eles e comentem depois que eu estava do lado de um Global, mas com discrição). Já os atores da Record, frequentam o BG Bar, fazem uma cara blasê amigo(falem comigo,eu faço mutantes, mas é temporário, em breve estarei sentando no Brazeiro). Nos Isopores, no meio da rua, em volta da Kombi de cachorro quente, ficam os atores desempregados em cartaz(eu faço parte), comprando suas longnecks, usando os banheiros do Brazeiro e Hipódromo, com suas caras blasê forçado(um mix do blasê foda, blasê alegre e aflito e o blasê amigo). Isso tudo me dá uma preguiça.
Bem, este é o meu primeiro post. Queria agradecer ao Vinícius Faustini(http://www.diariodeumsalafrario.blogspot.com/), amigo da época do "O Tablado", que encontrei no 435 ontem, quando eu ia para Ipanema buscar meu vale coxinha pela apresentação de quarta feira passada. Ele me contou do seu Blog, do livro que vai lançar, etc...enfim, cheguei a passar do meu ponto, tendo que andar um bocado. Vinícius não sabe, mas me encorajou a fazer este Blog. Obrigado!
Espero escrever sempre que puder por aqui. Quero que este seja um espaço para o exercício da criação. Vai ser uma briga boa contra a preguiça.
Até o próximo post!

Zé Guilherme

Ps. Estou em cartaz :
"Ratatá" - Todas as quartas às 22h. Café Galeria- R. Teixeira de Melo, 31 - Ipanema.

"Quem ama não queima a cara" Sábados às 19h e domingo às 18h. Teatro Ipanema - R. Prudente de Moraes, 824 - Ipanema.

7 comentários:

  1. Seja bem-vindo meu camarada!
    É sempre bom ler um blog diferente (sobre teatro e a vida de ator eu não conhecia) e inteligente.
    Quando estiver em cartaz em Macaé, não esqueça de avisar e se der arrume um ingressinho.
    Brincadeira, faço questão de pagar pra assistir, mas o vale cochinha eu não dispenso.
    Um abraço.

    Niltinho

    ResponderExcluir
  2. Batalha contra preguiça! Também tô travando essa.
    Belo início. Continua que já quero ler o próximo.
    Abs,
    Felipe.

    ResponderExcluir
  3. Zé,querido.
    Vc é um dos caras mais legais que eu já trabalhei na minha vida.Te admiro muito como ator(talento maravilhoso)e como pessoa.É um prazerzão te conhecer.
    Bjks grandes e tudo de melhor,
    Connie

    ResponderExcluir
  4. Zé,querido.
    Vc é um dos caras mais legais que eu já trabalhei.Te admiro como ator(talento maravilhoso) e como pessoa.Bjks grandes e tudo de melhor,
    Connie

    ResponderExcluir
  5. Zé Cocó meu camaradinha. É um prazer saber do seu novo Blog. Gostaria de dizer que torço, participo, divulgo, apurrinho mesmo pelo seu sucesso e seu trabalho. Tamu junto irmão!!
    Abraço
    Biano

    ResponderExcluir
  6. Querido e saudoso amigo!!!

    SHOW,SHOW,SHOW...!!!

    Fico muito feliz com o seu sucesso.
    Torço para o seu crescimento profissional, a cada dia.

    Abraços,


    Isnard Drumond

    ResponderExcluir
  7. Zé, fico muito feliz em lê-lo na rede. Continue, persevere, milite na sua inquietude. Ela é mais forte que a sua preguiça...
    Gde Abs,
    Mario Hermeto

    ResponderExcluir