quinta-feira, 19 de março de 2009

A magia do Teatro

O Teatro entrou cedo na minha vida, eu é que demorei a fazer parte da vida do Teatro. Sim, o Teatro tem vida, e como pulsa! Sinto hoje que vivemos juntos, sofremos juntos, sorrimos juntos, amamos, respiramos,caminhamos juntos. Esta é a magia do Teatro. O Teatro é vida, ou será arte que imita a vida? Ou será a vida um grande Teatro? Como diz Boal(leiam a obra de Augusto Boal), somos todos espectatores deste grande Teatro que é a vida. Estamos todos sempre atuando, ora como protagonistas da vida, ora coadjuvantes, ora como figurantes, e na maioria das vezes como espctatores.

Quando estou fazendo temporada com uma peça, é normal as pessoas me perguntarem..." Como você aguenta fazer a mesma peça durante 3 anos?", aí é que tá, nunca uma apresentação é igual a outra,apesar da peça, do texto, dos atores serem os mesmos, a energia é outra, a plateia é outra, a lua é outra...assim como na vida. Sabemos que vai amanhecer, passará o período do dia, entrará a noite,a madrugada,amanhece de novo, mas cada dia é um espetáculo diferente. Pode ser um espetáculo bom, médio, trágico, vai saber...esta é a magia da vida, do Teatro.
Tem uma passagem interessante, não lembro quem me contou, mas aconteceu com Pedro Paulo Rangel, senão me angano. Ele já tinha assistido uma peça do Nanini(senão me engano novamente) várias vezes,e a plateia sempre ria muito, era sempre bem engraçada. Teve um dia que ele foi assistir, e o Nanini estava simplesmente irreconhecível, a platéia não ria de nada,enfim...o PP foi perguntar ao Nanini o que aconteceu:"Nossa as pessoas sempre riem, voce estava diferente hoje, o que aconteceu?" , Pois é, disse o Nanini..."eles que começaram".Tem dias que a plateia realmente está numa energia totalmente diferente, parece que todos os mal humorados do mundo combinaram de irem juntos ao Teatro, aí meu filho, pode chamar Os 3 Patetas, Costinha, Jim Carrey, que não tem tatu que faça ninguém rir. Mas não rir as vezes não significa não estar gostando do espetáculo, as vezes a pessoa tá adorando, mas tá rindo por dentro, o baço e o fígado estão dando pulos de alegria em cima do bucho, o pulmão tá sem ar de tanto rir, mas a expressão da pessoa é a pedra de gelo que não derrete jamais. Acontece!
Ontem foi ao contrário. Estou em cartaz com Ratatá, e ontem apesar de estar uma noite chuvosa, tivemos uma plateia razoável, simpática. A peça começou bem, com as pessoas rindo, não de gargalhar, mas aquele riso simpático! Depois da primeira cena, a peça se tornou outra coisa, as pessoas pararam de rir, a peça ficou com uma outra energia. No final do espetáculo, tínhamos a certeza de que não tinha sido uma boa apresentação, apesar dos aplausos efusivos. Comentando com o Varela, outro ator da peça, ele justificou com a frase do Nanini..." foram eles que começaram". E eu retruquei...não, desta vez fomos nós que começamos". Não sabemos explicar, mas ninguém estava bem ontem. O que é isso? A magia do Teatro!
Viva a magia do Teatro!!!
Até amanhã,

Zé Guilherme

Um comentário:

  1. Olá, Chacrinha! Q legal. Gostei muito repassarei pros amigos. Aproveito pra indicar o meu blog tb:
    wwwresiduossentimentais.blogspot.com
    Bjkas e tudo de bom Lu Palhares(Produça)rsrs

    ResponderExcluir