quarta-feira, 25 de março de 2009

Anos 80 - A Peça

O processo de criação coletiva me agrada muito. Acho que o espetáculo ganha mais propriedade,ficamos mais íntimos dele. Mas partir do zero é uma tarefa árdua.
O que existe de fato, é uma ideia, uma vontade de falar de alguma coisa, um tema, mas não existe nem uma linha, formato, gênero...partimos do nada.
Foi assim o processo de "Anos 80 - A Peça". Cristina Fagundes, convidou o Marcelo Dias(Dog), Marcella Figueira, Priscila Assum(o quinto Beatles que saiu depois), e a mim. A única certeza era a de que queríamos falar dos anos 80, mais nada. Partimos primeiramente para um trabalho intenso e profundo de pesquisas. Internet, jornal antigo,filmes, discos, fotos, revistas, entrevistas com amigos e pessoas que viveram a época, etc... Enriquecidos e alimentados de muitas informações, misturando com a vivência e a memória emotiva de cada, partimos para um trabalho direcionado pela Cris, de improvisações. Cada coisa que aparece, meu Deus! Dava outra peça...rsrsrs... nas improvisações fomos percebendo o perfil do grupo através do que cada ator trazia e oferecia de improviso. Demorou um pouco para aceitarmos a ideia, mas não teve jeito, o perfil do grupo era de comédia. Tentamos falar de anistía, Césio 46, muro de Berlim, mas sempre tinha um pra fazer uma píada com o tema, ou já aparecia com outra ideia muito mais louca e engraçada.
Foi um processo de quase 4 meses, 4 horas por dia, com muitas brigas, discussões , brincadeiras, trabalho, alegria, amor e respeito. Assim é um grupo, como uma família, choramos e rimos juntos, perdemos e vencemos juntos. Nós fomos muito feliz nesse trabalho. " Anos 80 - A Peça", é um marco na minha história como ator no Rio de Janeiro.
Entro agora para um novo trabalho de criação coletiva, partindo do zero, com uma única certeza. Quatro atores querem trabalhar juntos.Isso é tema e surpresa para outro post! Boa semana à todos!

Zé Guilherme

Um comentário:

  1. Eu assiti a peça e adorei...e agora como orientador de uma turma temos q reproduzir (ou reler) uma peça e ao comentar com eles sobre a peça eles ficaram super entusiasmados , porém não encontrei video ou qq outro material sobre a peça na rede..vc poderia me ajudar? Abraços
    Mário (mariojorgex@hotmail.com)

    ResponderExcluir